Escola Básica do Covelo

É a mais antiga deste agrupamento, tendo sido construída em 1959.

Quando entrou em funcionamento era constituída por um sector masculino – a Escola nº 73 – e por um feminino – a Escola nº 74.
Posteriormente, evoluiu para mista – a Escola nº 28. Em 2004, passou a designar-se Escola do Covelo, como  homenagem a Manuel José Covelo, antigo proprietário da Quinta. No ano lectivo de 1999/2000 foi activada a sala de educação Pré-escolar.

Actualmente, funcionam duas salas de Jardim-de-infância, sendo uma delas destinada a alunos surdos, e oito turmas do 1º ciclo. A Escola é frequentada por um total de 180 alunos. No ano transacto, iniciou um projecto de intervenção precoce para crianças surdas, a partir dos 0 anos de idade. O apoio é, também, prestado às famílias quer na formação em Língua Gestual Portuguesa quer na orientação para a educação dos seus filhos.

Apresentação da Escola   do  Covelo

Os recursos físicos e materiais

Ocupa um lote com a área de 3759 m2, apresentando dois portões que dão para a Rua Dr. Adriano Paiva. O edifício cobre uma superfície de 589 m2 e eleva-se em três pisos.
No primeiro funciona a cantina, a cozinha, o ginásio, as casas de banho e um espaço coberto. Onze salas de aulas distribuem-se pelos dois pisos superiores.
A Escola possui uma biblioteca com uma colecção de 2500 livros mas também com material audiovisual e multimédia. Nela funciona uma secção de informática onde podem ser utilizados catorze computadores com ligação à Internet.
As salas de Jardim-de-infância e de Intervenção Precoce estão bem apetrechadas. Um gabinete de terapia da fala funciona dentro da sala de Intervenção Precoce.

Actualizado em Quinta, 23 Janeiro 2014 09:04