Escola Básica Eugénio de Andrade

(A Escola Sede)

Iniciou o seu funcionamento em Outubro de 1979, com a designação de Escola Preparatória de Paranhos. Concebida para 600 alunos, chegou a receber 1200. A numerosa população foi originada pela obrigatoriedade Escolar que se alterou de quatro para seis anos, na década de setenta, e para nove anos nos anos oitenta.
A sua primeira estrutura física comportava, apenas, três pavilhões. Graças a um acordo luso-sueco, pavilhão D foi construído com o condições especiais para alunos surdos.

Há 30 anos, quando o termo “integração” era um conceito emergente, esta Escola já acolhia uma razoável comunidade surda e muitas crianças com necessidades educativas especiais, encaminhadas de outros estabelecimentos de ensino. Hoje, esta Escola e o Agrupamento são reconhecidos como uma referência na educação bilingue dos alunos surdos.

Em 1993, passou a designar-se de EB 2,3, embora o terceiro ciclo já funcionasse na Escola há alguns anos. Actualmente, a Escola é frequentada por turmas do 2º ciclo, das quais três são destinadas à educação dos alunos surdos, e por turmas do 3º ciclo, entre as quais se incluem outras três de ensino bilingue para não ouvintes. Está em funcionamento uma turma de CEF (Curso de Educação e Formação) para alunos Surdos.

Vista da entrada   principal

Os recursos físicos

A Escola sede é limitada pela via de Cintura Interna e pela Rua Augusto Lessa, confrontando a norte com a Escola EB1 de Augusto Lessa.

O edificado, de construção do “tipo Brandão”, distribui-se por diversos pavilhões com as seguintes valências:

• Pavilhão A – oito salas de aula, um laboratório de Ciências experimentais, quatro arrecadações, dois quartos de banho e um espaço denominado “cozinha”. Neste
  • Pavilhão estão centrados os recursos para os currículos específicos individuais;
  • Pavilhão B – seis salas de aula, um laboratório de Ciências experimentais, uma sala de informática, uma sala museu de Biologia e Geologia, cinco arrecadações, um quarto de banho adaptado, dois quartos de banho e um gabinete de Matemática;
  • Pavilhão C – oito salas de aula, quatro arrecadações, um espaço para os SPO e dois quartos de banho;
  • Pavilhão D – treze espaços de aula, três arrecadações e dois quartos de banho. Neste pavilhão centram-se os recursos para os alunos com surdez;
  • Pavilhão Gimnodesportivo com galeria, dois vestiários e dois gabinetes, rodeado pelo campo de jogos com vários espaços para a prática de diversas modalidades desportivas individuais e de equipa;
  • Pavilhão Polivalente, onde se situam os serviços administrativos, a Direcção, dois arquivos, a cantina, a reprografia, a sala de assistentes, o Gabinete de apoio ao aluno, a sala de recobro, o gabinete de primeiros socorros, uma sala de informática, o bar dos alunos, o bar dos professores, a Biblioteca de professores, um espaço de trabalho para docentes, a Biblioteca com gabinete para a coordenação e um Anfiteatro com lotação para 68 pessoas, sala de apoio e quartos de banho.

Os edifícios Escolares instalam-se num só piso à excepção do Polivalente com um primeiro andar destinado à preparação das actividades lectivas e ao lazer dos
professores do Agrupamento.
Todo o edifício Escolar tem acesso à Internet, quer por wireless quer por cabo e todos os espaços de sala de aula estão equipados com, pelo menos, um computador.
Os edifícios Escolares estão apetrechados com alarme contra intrusão.
O acesso ao recinto Escolar é controlado por cartão electrónico, estando a decorrer a instalação da videovigilância.
Existem acessos para deficientes motores e instalações sanitárias adaptadas.

Actualizado em Quinta, 23 Janeiro 2014 09:05