Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade

.

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade

XX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS DO PORTO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Camélias Porto XX

 

A nossa escola esteve representada na XX Exposição de Camélias do Porto com dois painéis elaborados pelos alunos das turmas 6º C e 6º D, orientados pela professora Ana Stingl, nas aulas de Educação Visual.
A inauguração teve lugar no dia 7 de março nos Claustros do Mosteiro da Vitória.

Veja as imagens AQUI.

 

SEMANA DOS AFETOS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Na semana de 9 a 13 de fevereiro decorreu a Semana dos Afetos. O mote foi dado pelo PES - Programa de Educação para a Saúde - e os adeptos multiplicaram-se. Estiveram envolvidas mais de 15 turmas e vários professores que deram azo à imaginação para demonstrarem: Afeto! Afetos!!! Como?!?Semana dos Afetos

Carteiro das emoções. Veja AQUI.

Filme dos afetos: Veja AQUI.

Dança com afeto: Veja AQUI.

É de derreter o coração: Veja AQUI.

Eletrochoque: Veja AQUI.

Filmes e esquemas gímnicos: filmes e imagens. Veja AQUI.

Venda de bolos e velas: Veja AQUI.

Exposições: Veja AQUI.

Surpresas musicais:

Teatro dos afetos: Veja AQUI.

Teatro de fantoches, em Costa Cabral: Veja AQUI.

Propostas de leituras e exposição de poemas

Verificou-se um envolvimento muito significativo dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação, na Escola. Estreitaram-se relações e fomentaram-se os AFETOS!

 

CONVITE - ATELIÊ DE ARTES

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ateliê de Artes O Ateliê de Artes é uma atividade de enriquecimento curricular destinada aos alunos do 2º e 3º ciclos e está a decorrer às quartas-feiras das 14:25 h às 16:10 h na sala B5.
Sob orientação da professora Cláudia Rovira, o Ateliê de Artes tem como finalidade a experimentação diversificada de suportes, materiais e técnicas das artes plásticas/gráficas, nomeadamente, do Desenho, Pintura e Design. Para além da interação com alunos que têm os mesmos interesses estão a ser desenvolvidas capacidades de perceção visual e diferentes técnicas expressivas, nomeadamente, pastel seco, pastel de óleo e acrílico.
A criatividade é a tónica dominante. Vê algumas imagens AQUI. Aparece!

 

CONCURSO - terapeuta da fala

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AVISO

Avisam-se todos os interessados que se encontra aberto o procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação de um posto de trabalho para terapeuta da fala em regime de substituição.

A candidatura deverá ser formalizada de acordo com o aviso anexo.

Porto, 30 de janeiro de 2015.

O diretor

Emídio Isaías

 

RENOVAÇÕES DE MATRICULA 2014/2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O período de renovação de matrícula para o próximo ano letivo 2014/2015 no Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade decorrerá durante o mês de junho, conforme a seguir se indica:

Alunos que vão continuar a frequentar o pré-escolar

10 de julho (das 9.00h às 12.00h e das 14.00h às 17h00);

Alunos que vão frequentar os 2.º, 3.º ou 4.º anos do 1.º ciclo

23 de junho (das 9.00h às 12.00h e das 14.00h às 17h00);

Alunos que vão frequentar o 5.º ano do 2.º ciclo

17 de junho (das 9.00h às 12.00h e das 14.00h às 17h00);

Alunos que vão frequentar os 6.º, 8.º, 9.º anos dos 2.º e 3.º ciclos e que continuam a frequentar o curso vocacional

27 de junho (das 9.00h às 12.00h e das 14.00h às 17h00)

Alunos que vão frequentar o 7.º ano do 3.º ciclo

17 de junho (das 9.00h às 12.00h e das 14.00h às 17h00);

Alunos que vão frequentar o ensino secundário

17 de julho (das 9.00h às 12.00h e das 14.00h às 17h00);

Caso esteja impossibilitado de comparecer nas datas específicas por motivo justificado, deverá dirigir-se aos Serviços Administrativos até à data limite para as matrículas, ou seja:

- alunos a frequentar o pré-escolar e o 9.º ano do 3.º ciclo - até 25 de julho de 2014

- restantes alunos - até 4 de julho de 2014.

 

CONNECTING CLASSROOMS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Dia Escolar da Não Violência, celebrado em 30 de janeiro de 2014, prestou tributo a Nelson Mandela e homenageou vítimas anónimas de bullying, em solo português, mediante sessões de leitura, canto ou dança, por duas turmas e quarenta e sete alunos das diversas outras turmas da escola. Estiveram envolvidas as docentes Alice Gonçalves, Ana Teresa Stingl, Ana Maria Castro Silva, Cristina Albuquerque, Fernanda Sampaio, Mafalda Magalhães, Olinda Cardoso, Patrícia Santos e as intérpretes de LGP Ana Rio, Paula São Pedro. 
A sessão que contou com a presença de um elemento da autarquia e de Encarregados de Educação, foi aberta pelo Diretor do Agrupamento, o Dr. Emídio Isaías. 
De salientar que foi “Reconhecida a diversidade, inovação e criatividade do projeto Connecting Classrooms, que, desde 2010, se desenvolve na E. B. Eugénio de Andrade, através da atribuição do Selo de Qualidade eTwinning. O projeto integrado no currículo agregou a comunidade escolar, numa aposta clara no trabalho colaborativo entre alunos e professores, recorrendo às ferramentas TIC, com apropriação e diversificação”.

cc

Veja a publicação AQUI.

 

EDUCAÇÃO PARA O CONHECIMENTO EM REDE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Conhecimento em Rede

 

No passado dia 11 de julho, na Casa do Infante, a aluna Guadalupe Pereira  do 9º A recebeu o 3º prémio no âmbito do Concurso de Ideias Educação para o conhecimento em Rede com o trabalho que desenvolveu na disciplina de Geografia.

 

Parabéns!

 

Seminário Educação, Saúde e Sociedade - parcerias na Surdez

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Seminário TF

 

No dia 26 de junho realizou-se o Seminário Educação, Saúde e Sociedade - parcerias na Surdez, no Auditório Horácio Marçal – Junta de Freguesia de Paranhos.

A casa cheia, ao longo de todo o dia, foi cativada pelos testemunhos das famílias que abriam sempre cada painel. Foi possível também partilhar conhecimentos com médicos, audiologistas, psicólogos, terapeutas da fala, intérpretes de LGP, docentes de LGP e docentes das diversas disciplinas, unidos pela vontade de promover o desenvolvimento e a educação das crianças e jovens com surdez.

 

FESTA – CONVÍVIO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Festa de fim de ano letivo 2014

 

No passado dia 12 de junho de 2014 toda a Escola se uniu numa festa-convívio. Agradecemos a todos os Encarregados de Educação e, em particular, à Associação de Pais e Encarregados de Educação que patrocinaram o evento. Veja o vídeo AQUI

 

ATELIÊ DE ARTES

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ateliê de Artes

 

No espaço da Biblioteca estão expostos os trabalhos realizados, ao longo do ano letivo, no Ateliê de Artes por alunos dos 2º e 3º ciclos.

Além do desenvolvimento de capacidades de perceção visual, experimentação e domínio de técnicas expressivas, o Ateliê proporcionou o convívio entre professores e alunos.

Veja alguns momentos AQUI.

 

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AEC 2013.2014No dia 7 de junho, no Teatro Rivoli, o nosso agrupamento esteve representado no Sarau de encerramento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do Porto. 
A partir do tema "Around the world” os nossos alunos mostraram o que aprenderam ao longo do ano nos diversos programas: no inglês, no desporto, na música e nas expressões.
Para além da excelente participação dos nossos alunos destacamos o trabalho árduo e invisível dos professores AEC, com a colaboração dos professores titulares, e dos encarregados de educação.

Foi uma manhã mágica!

 

O MEU PORTO É PATRIMÓNIO MUNDIAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O meu Porto é património mundialA exposição da atividade “O meu Porto é património mundial” decorreu no dia 4 de junho no Palacete Visconde de Balsemão. A Escola foi representada, no dia da inauguração, pelos professores de Educação Tecnológica - Nogueira da Silva e de Educação Visual - Ana Stingl que acompanharam três alunos da turma 6º C. Os trabalhos desenvolvidos pela turma tiveram como ponto de partida  as visitas efetuadas ao Museu Guerra Junqueiro, ao centro histórico do Porto e a duas aulas lecionadas, na escola, por dois técnicos da Câmara Municipal do Porto . O balanço da atividade foi muito positivo e os alunos ficaram com uma visão muito alargada da importância da preservação do património existente na sua cidade.

 

 


Pág. 8 de 13