Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade

.

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade

DIA ABERTO DA ÁGUA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Neste dia o Agrupamento estabeleceu relações de convivência, partilha e tolerância com a comunidade educativa ao sensibilizar os presentes para o problema da gestão da água potável.

Todos participaram nas atividades propostas:

- Oficinas de Origami

- Oficina Biodiversidade Aquática "Os Macroinvertebrados"

- Apresentações sobre o tema - Água

 

Um especial OBRIGADO às Associações de Pais do Agrupamento, pelo generoso lanche oferecido.

 

Veja o vídeo AQUI.

 

 

 

QUIZ SUPERTMATIK

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

concurso superTmatik

Finalizado o campeonato SuperTmatik e apurados os resultados verificou-se que se posicionaram no “Top 10” os alunos:

- Vítor Francisco Gonçalves Oliveira - 1º prémio em Geografia (categoria 7);

- Mariana Conchinha - 8º lugar em Língua Portuguesa (categoria 5);

- João Pereira Silva Matos - 8º lugar em História de Portugal (categoria 8) e 10º lugar em   Matemática (categoria 8);

- Rodrigo Gomes Loureiro - 10º lugar em Língua Portuguesa (categoria 5).

 

 

 

 

MENÇÃO HONROSA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A aluna Ana Luísa Mota Picotês Gonçalves, no ano letivo transato, ganhou o primeiro prémio nacional, no III concurso de desenho infantil da Fundação MOA, com o desenho a pastel seco “Alegria e Harmonia” proposto pelas professoras Isabel Torres e Ana Stingl. Este trabalho foi enviado, pela Fundação, para o Museu de Belas Artes em Atami, Japão e, este ano, em competição internacional obteve uma menção honrosa. Veja a cerimónia de entrega do prémio AQUI.

 

 

RUMO A UMA ESCOLA INCLUSIVA: SABERES E PRÁTICAS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No dia 14 de junho, a partir das 9:00 h, vai-se realizar no Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos - Horácio Marçal, uma conferência, subordinada ao tema "RUMO A UMA ESCOLA INCLUSIVA: SABERES E PRÁTICAS", uma organização da Escola Básica Eugénio de Andrade. Esta conferência, inserida no âmbito do projeto "Educação para a Saúde", em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade "UCC", pretende ser um espaço de reflexão e de discussão, com o intuito de promover a inclusão escolar. Visualize o cartaz da conferência AQUI.

A comunidade educativa está desde já convidada a participar neste evento.

Poderá remeter a sua inscrição nos seguintes endereços electrónicos:

e-mail - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

site - http://cardosoolinda.wix.com/escolainclusiva-2013

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia para o e-mail ou no próprio site. Poderá, ainda, consultar o programa da conferência no site indicado.

Prazo de inscrição - 12 de junho (limitada ao espaço)

 

 

 

RENOVAÇÕES DE MATRICULA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

RENOVAÇÕES DE MATRÍCULA

2013/2014

Avisam-se todos os encarregados de educação que demos início ao período de renovação de matrícula para o próximo ano letivo.

Consulte abaixo toda a informação disponível de acordo com o ano que o seu educando está a frequentar no corrente ano letivo:

PRÉ-ESCOLAR (alunos que vão continuar a frequentar o pré-escolar)

1.º CICLO (alunos a frequentar o 1.º, 2.º e 3.º anos)

1.º CICLO (alunos a frequentar o 4.º ano)

2.º CICLO (alunos a frequentar o 5.º ano)

2.º CICLO (alunos a frequentar o 6.º ano)

3.º CICLO (alunos a frequentar o 7.º e 8.º anos)

3.º CICLO (alunos a frequentar o 9.º ano).

Porto, 29 de maio de 2013.

 

Connecting Classrooms

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Na passada sexta-feira, dia dez de maio, a nossa escola recebeu a visita de dez alunos do 9º ano, da escola Afonso III (Faro), no âmbito do projeto Connecting Classrooms. Quinze alunos das turmas A e B do 6º ano aguardaram com ânsia a chegada dos seus colegas mais velhos Após um descontraído momento de convívio, houve lugar para intercâmbio de experiências pedagógicas. Provando que a diferença de idades não constituiu qualquer barreira, Connecting Classrooms revelou o seu potencial enquanto projeto de Inclusão. Ainda que breve, este foi outro momento marcante do projeto, no qual anfitriões e visitantes se revelaram global citizens. Veja alguns momentos de partilha e amizade AQUI.

Três anos de um projetos que fez da inclusão mais que um slogan – uma realidade – veja os eventos mais marcantes do projeto a nível da nossa escola AQUI.

 

Qualifica 2013

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No passado dia 26 de abril os nossos alunos do 9º S e do CEF marcaram presença na EXPONOR – Qualifica 2013 (Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego). Afirmaram com orgulho:

Qualifica 2013

Amizade, tudo o que somos, tudo o que partilhamos, tudo o que sonhamos está nas tuas palavras”.

É poesia e torna-se ainda mais bela quando declamada… Através do gesto.

Parabéns pelo excelente desempenho. Mais informações estão disponíveis AQUI.

 

Actualizado em Quinta, 02 Maio 2013 16:42
 

Escola Alerta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A turma do CEF da nossa escola está a participar no concurso “Escola Alerta!” 2012/2013 que é promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Para submeter a este concurso, realizou o projeto “Sociedade Inclusa” que teve como objetivo sensibilizar a sociedade para pequenas alterações, fáceis de realizar, em locais públicos, tais como, centros de saúde, unidades de saúde familiar e hospitais. As referidas modificações podem ser exequíveis através da instalação do “Sistema de Gestão de Vez” que pode dar às pessoas surdas autonomia para recorrerem a estes serviços, tendo assim, menos uma barreira comunicacional.

 

Connecting Classrooms

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Projeto Connecting Classrooms deu a vez e voz aos alunos para uma maratona de debates. Os alunos do 6º D e a professora Alice Gonçalves não deixaram passar esta oportunidade e deslocaram-se à Escola Secundária de Valadares, acompanhados da coordenadora do Projeto, para debater com colegas do ENA cluster do norte de Portugal, temas tão pertinentes quão atuais como o bullying, a globalização ou o orçamento participativo. Apresentando moção sobre Inclusão, tema trabalhado no âmbito da Cidadania e Mundo Atual, os nossos alunos convencem o júri que lhes atribui o merecido e muito honroso 2º  lugar.

 

Torneio de Futsal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Informamos que o Torneio Masculino de Futsal de 4.º e 5.º ano, inicialmente previsto para dia 22 de fevereiro, se realiza conjuntamente com o torneio feminino no dia 20 de fevereiro. Todos os alunos devem comparecer na escola às 14:30h para se organizarem e iniciar os jogos às 14:45h.

Calendário

Actualizado em Terça, 19 Fevereiro 2013 11:44
 

Connecting Classrooms

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No dia 30 de janeiro de 2013, data em que se comemora “O Dia Escolar da Não Violência” e que coincide com o assassinato de Gandhi em 1948, a nossa escola levou a cabo sessões de leitura e declamação - Reading for Peace. O auditório da escola sede ficou repleto com elementos representativos da comunidade educativa. Esta atividade foi também dinamizada pelo grupo de escolas do norte que integram o projeto Connecting Classrooms, as escolas do ENA Cluster. Conscientes que a Educação é o Tesouro do Século XXI a comunidade educativa aceitou o desafio que lhe foi lançado e promoveu leituras pela Paz, em sessão aberta pelo Diretor do Agrupamento, o Dr. Emídio Isaías. Esta constituiu também ocasião privilegiada para fomentar a ligação escola – família, quebrar barreiras linguísticas e honrar o multilinguismo. A criatividade e a entrega dos alunos proclamaram a Inclusão e as artes visuais e performativas ocuparam lugar de destaque. Cinquenta e cinco alunos leitores, introduzidos, com mestria, por dois colegas apresentadores das turmas A e B do 6º ano ( o Filipe Pinto e a Matilde Prucha) , apresentaram os trabalhos desenvolvidos em quinze turmas do 5º ao 9º ano, em Português, Língua Gestual Portuguesa, Inglês, Francês, Espanhol e Chinês e dois Encarregados de Educação homenagearam a diversidade linguística com leituras em Italiano e Português do Brasil, dando um passo para concretizar a mudança de que Gandhi falava “Be the change you want to see in the world!”

http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=533

http://www.youtube.com/watch?v=9Cpt4ZJ8_r8

 

Actualizado em Terça, 19 Fevereiro 2013 11:38
 

Eco - Escolas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Este ano letivo a nossa Escola aderiu ao Programa Eco-Escolas promovido a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e apoiado localmente por várias entidades parceiras. Trata-se de um programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania que encoraja, reconhece e premeia o trabalho desenvolvido pelas Escolas na melhoria do seu desempenho ambiental. A adesão a este projeto pretende ser um contributo metodológico para uma educação participada e esclarecida tendo presente que educar é criar cidadãos conscientes e ativos pelo ambiente. Aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. Consulte o nosso Eco-código aqui.

Actualizado em Quinta, 21 Março 2013 12:04
 


Pág. 12 de 13